capa site flink 2

Regulamento

O PRÊMIO FLINK DE LITERATURA, promovido pela FLINKSAMPA, evento realizado pela Afrobras e Faculdade Zumbi dos Palmares, tem como propósito revelar novos talentos e promover a literatura produzida por jovens autores negros do Brasil, possibilitando-lhes o acesso aos espaços de divulgação e difusão de suas obras. O concurso pretende identificar escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional.

Por determinações históricas, o acesso à cultura, à educação e a valorização do talento e da criatividade muitas vezes foram negados para as pessoas que trazem como raízes a cor da pele negra de seus antepassados africanos. O PRÊMIO FLINK DE LITERATURA visa modificar esse panorama de exclusão e opressão ao estimular os valores do talento, do esforço individual, da criatividade e da originalidade por parte dos autores negros.

I – APRESENTAÇÃO O PRÊMIO FLINK DE LITERATURA, promovido pela FLINKSAMPA, evento realizado pela Afrobras e Faculdade Zumbi dos Palmares, objetiva premiar obras inéditas na categoria ROMANCE, destinadas ao público adulto, escritas em língua portuguesa, por jovens autores negros, residentes no Brasil.

II – INSCRIÇÃO

1. Poderão se inscrever autores NEGROS, tendo essa condição demonstrada por meio de declaração de afrodescendência assinada pelo candidato. A apresentação de documentos falsos implicará na anulação da premiação.

2. O candidato poderá inscrever apenas obras inéditas do gênero ROMANCE, ou seja, que nunca tenham sido publicadas. OBS: Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet, ainda que o livro não possua número de registro no ISBN.

3. Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra.

4. A obra deverá ser anexada à inscrição online, cujo formulário está disponível no sitewww.flinksampa.com.br/formulario_l/

5. O texto deverá ser digitado em fonte ARIAL tamanho 12, estilo normal, na cor preta; parágrafo de alinhamento justificado; espaço entrelinhas duplo; todas as margens 2,5, no formato Word 2007 em diante (.docx).

6. O ROMANCE enviado deverá ter de 180 mil a 600 mil caracteres com espaços. Entende-se por ROMANCE uma narrativa ficcional longa, em prosa, com mais de um personagem.

7. Na primeira página da obra a ser anexada deverá constar o título e um pseudônimo, a fim de garantir a lisura no processo de julgamento. O nome do arquivo deve ser apenas o título da obra inscrita, sem o nome verdadeiro do candidato.

8. As inscrições deverão ser realizadas de 2 agosto a 20 de setembro de 2016. Não serão consideradas inscrições após esse período.

9. Após a realização da inscrição, é permitida a substituição do arquivo com o texto. Essa alteração pode ser realizada no site www.flinksampa.com.br/formulario_l/até o dia 21 de setembro de 2016. Após esse prazo não poderá ser feita alteração na inscrição.

10. A validação das inscrições estará disponível no site www.flinksampa.com.br/ formulario_l/, a partir do dia 20 de setembro. Caso a inscrição não tenha seguido rigorosamente o edital, será invalidada, com a discriminação do que não foi cumprido. Não caberão recursos para obras invalidadas.

III – JULGAMENTO

1. As obras inscritas serão analisadas por comissões julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários definidos pela FLINKSAMPA.

2. A comissão julgadora final concederá o PRÊMIO FLINK DE LITERATURA a uma única obra, porém as obras dos três primeiros colocados serão publicadas reunidas em uma coletânea.

3. O critério para análise e seleção das obras inscritas é o mérito literário, cabendo ao júri final a decisão, que será soberana e não suscetível de apelo.

IV – PREMIAÇÃO

1. O resultado do PRÊMIO FLINK DE LITERATURA 2016 será divulgado em novembro de 2016.

2. No dia primeiro de novembro serão divulgadas as 10 obras finalistas.

3. No dia 18 de novembro, serão divulgados os nomes dos três primeiros colocados. 4. Os três primeiros colocados terão suas obras publicadas com uma tiragem inicial mínima de 1.000 exemplares. Cada vencedor assinará contrato de publicação com a editora Unipalmares, que poderá fazer parceria ou não com outra editora. A editora ficará responsável pelos termos de edição.

5. A AFROBRAS terá direito a um mínimo de 300 exemplares da primeira edição, para utilização em ações educativas e culturais e inserção no acervo das bibliotecas da instituição.

6. A premiação ocorrerá na FLINKSAMPA, dia 18 de novembro de 2016.

7. Os autores cujas obras foram finalistas no concurso receberão um certificado emitido pela FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES.

V - DISPOSIÇÕES GERAIS

1. As inscrições para o PRÊMIO FLINK DE LITERATURA são gratuitas.

2. É vedada a participação de funcionários, estagiários e parentes em até segundo grau de funcionários da AFROBRAS, bem como da editora que publicará as obras concorrentes e de todos os envolvidos no processo de julgamento do concurso.

3. A partir da segunda edição deste prêmio, os vencedores de edições anteriores não poderão se candidatar novamente à premiação.

4. Será de responsabilidade do candidato o compromisso de que o texto inscrito seja inédito. Caso seja constatada sua publicação prévia nos termos definidos por esse regulamento, a inscrição será anulada.

5. Não serão aceitas inscrições de obras póstumas.

6. Não serão aceitas inscrições de obras realizadas em coautoria.

7. Será permitida a inscrição de obra cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido publicada em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, desde que não ultrapasse 25% do total da obra.

8. Após o resultado final, os arquivos serão apagados dos sistemas.

OBS: Os três primeiros colocados terão direito a passagem aérea e estadia pagas pela AFROBRAS para comparecer à premiação, sem direito a acompanhante. A companhia aérea e o horário do voo para a premiação serão definidos pela AFROBRAS. A instituição também irá definir o hotel e o número de pernoites a que os vencedores terão direito.

9. Antes de anexar o arquivo com a obra, o candidato deverá clicar no termo de aceite, indicando que concorda com os termos do Edital.

10. Caberá ao candidato indicar, na inscrição, um e-mail válido e que não proteja de spams mensagens enviadas pelo domínio *XXX. A AFROBRAS não se responsabiliza por mensagens não recebidas em virtude de quaisquer questões técnicas referentes ao e-mail do candidato, tais como caixa de entrada cheia, programas anti-spam ou servidor fora do ar.

11. Não é a inscrição de autores brasileiros residentes no exterior.

12. Informações adicionais sobre o PRÊMIO FLINK DE LITERATURA 2016 podem ser obtidas no site www.flinksampa.com.br

                    Memorial

Copyright © 2016 FLINK SAMPA Afroétnica - Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra
How to get Coral Bonus full info