capa site flink 2

Homenageado

luiz gama

O homenageado da FLINKSAMPA 2016 é Luiz Gama, o advogado dos oprimidos. Sua história de vida, por si só, é exemplo de persistência na busca de uma formação educacional, de obstinação em defesa de seus ideais e luta pela liberdade. 

Luiz Gama nasceu livre, em 1830, na Bahia, em plena era da escravidão no Brasil. Filho da negra Luiza Mahin, a qual participou de diversas insurreições de escravos; aos 10 anos, foi vendido como escravo pelo próprio pai, um fidalgo português. Luiz Gama alfabetizou-se como pôde, escapou do cativeiro e tentou ingressar no Curso de Direito do Largo do São Francisco – hoje denominada Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Por ser negro, enfrentou a hostilidade de professores e alunos, mas persistiu como ouvinte das aulas. Não concluiu o curso, mas o conhecimento adquirido permitiu que dedicasse sua vida à defesa jurídica de negros escravos.

Nos Tribunais, usando de sua oratória impecável e de seus conhecimentos jurídicos, conseguiu libertar mais de 500 escravos, algumas estimativas falam em 1000 escravos. As causas eram diversas, muitas envolviam negros que podiam pagar cartas de alforria, mas eram impedidos pelos seus senhores de serem libertos; outros, haviam entrado no território nacional como escravos após a proibição do tráfico negreiro em 1850. Luiz Gama também ganhou notoriedade por defender que, ao matar seu senhor, o escravo agia em legítima defesa.

Luiz Gama foi um dos maiores líderes abolicionistas do Brasil. Sempre esteve engajado nos movimentos contra a escravidão e a favor da liberdade dos negros. Devido à sua luta a favor da libertação dos escravos, era hostilizado pelo Partido Conservador e chegou a ser demitido do cargo de amanuense por motivos políticos.

Na década de 1860 destacou-se como jornalista e colaborador de diversos periódicos progressistas. Em 1869, fundou com Rui Barbosa o Jornal Radical Paulistano. Em 1880 foi líder da Mocidade Abolicionista e Republicana. Projetou-se na literatura com poemas que satirizam a aristocracia e os poderosos de seu tempo. Hoje, é reconhecido como um dos grandes escritores da segunda geração do romantismo brasileiro.

                    Memorial

Copyright © 2016 FLINK SAMPA Afroétnica - Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra
How to get Coral Bonus full info