capa site flink 2

  • 01
  • 05
  • 06
  • 04
  • 03
  • 02

Vidas que importam: FlinkSampa dá destaque ao movimento Black LivesMatter durante Seminário Internacional

 cynthia hopson

Os assassinatos de dois negros em Minnesota e Luisiana, nos Estados Unidos, foram eventos importantes para que o movimento Black LivesMatter ganhasse força e fosse conhecido mundialmente. Desde 2013, o grupo tem atuação social e política,com a proposta de resistir e lutar contra todas as ações que dizimam a população negra, seja por meio da truculência policial, por fatores econômicos, culturais ou políticos. Essa realidade não é diferente no Brasil. Pensando nisso, a FlinkSampa apresenta, durante o Seminário Internacional, a mesa “Movimento Black LivesMatter: comparando liberdades e interdições”, no dia 18 de novembro.

O debate será mediado por Cynthia Hopson, doutora em Direitos Civis Americanos e coordenadora da Rede HBCU´s e do Black Colege Fund. Para aprofundar mais no assunto foram convidados os seguintes palestrantes: Mr. Joe Beasley (presidente da Fundação Joe Beasley e diretor regional da Rainbow/PUSH Coalition); Mr. MeldonHollis (representante das HBCU's nos Estados Unidos); Mr. Reginald McGhee(advogado, coordenador de Admissão e Bolsas de Estudos da Howard University); Dr. James Gomez (diretor para Assuntos Internacionais da Rainbow/PUSH).

Iniciativa brasileira

O movimento Black LivesMatter vai ganhar sua versão nacional. A campanha “Black LivesMatter Too – Brasil” vai realizar diversas ações de fortalecimento da luta contra a criminalização da população negra. As estratégias incluem realização de pesquisas para que sejam elaboradas ações e diretrizes contra a violência, lançamento de um medidor de mortes de negros, protestos e manifestações não-violentos, denúncias de todo e qualquer tipo de discriminação, racismo e violência contra a população negra e, ainda, incentivo à reconstrução do movimento de libertação dos negros.

A iniciativa será lançada pelo Observatório do Negro durante o encerramento do Seminário Internacional da FlinkSampa, no dia 18 de novembro. Na ocasião, será elaborado um documento colaborativo com os questionamentos mais relevantes da sociedade civil no que diz respeito à população negra. O ato acontecerá no auditório do Campus Memorial da Uninove, às 17 horas.

Confira a programação completa do Seminário Internacional - 5ª Conferência Internacional Educação, Conhecimento, Diversidade e Ações Afirmativas.

VOLTAR

                    Memorial

Copyright © 2016 FLINK SAMPA Afroétnica - Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra
How to get Coral Bonus full info