capa site flink 2

  • 03
  • 06
  • 01
  • 05
  • 04
  • 02

Lançamento da FlinkSampa recebeu a peça "Luiz Gama: Uma Voz pela Liberdade"

Deo Garcez

Luiz Gama, ex-escravo, poeta, advogado abolicionista e homenageado desta edição da FlinkSampa, ganhará vida na interpretação do ator Deo Garcez durante o lançamento do evento, na próxima terça-feira, 2 de agosto. Na data, ele fará a leitura dramatizada da peça “Luiz Gama: Uma Voz pela Liberdade”, de sua autoria e com direção de Ricardo Torres.
A montagem, já encenada nos palcos do Rio de Janeiro, foi elogiada por Lígia Ferreira, especialista na vida e obra deste que é um dos personagens mais notáveis do século 19. "Fico emocionada de ver um trabalho respeitoso, que traz à tona a dignidade e a estatura de um homem que ainda precisa ser mais conhecido, de um negro brasileiro que precisa ser por todos nós reverenciado".
A peça relata fatos dramáticos e marcantes da vida do líder abolicionista Luiz Gama, que viveu entre 1830 e 1882. Ele, que nasceu livre, foi vendido pelo próprio pai, um fidalgo de origem portuguesa, como escravo aos 10 anos. Foi nesta condição que chegou a São Paulo, onde viveu até morrer em função da diabetes, em agosto de 1882, seis anos antes da Lei Áurea.
Aos 17 anos obteve as provas de ter nascido livre, aprendeu a ler e a escrever e deu início, assim, à uma impressionante trajetória que, entre muitos outros feitos, inclui a libertação de cerca de 500 escravos nos tribunais - alguns relatos falam em até mesmo 1000 - além de uma intensa produção nos jornais da época. Atuava como rábula (já que exercia a advocacia sem ser advogado) e, em 2015, a OAB fez uma reparação histórica ao conceder-lhe o título de advogado.
"Nunca, nas minhas aulas de história, eu ouvi falar sobre Luiz Gama. Por isso me sinto contribuindo para que o nome dele jamais seja esquecido. Ele é um exemplo de superação, pois diante de todas as dificuldades que existiam na época conseguiu, com muita inteligência e ousadia, lutar contra uma sociedade racista e preconceituosa", afirmou Deo Garcez.
O espetáculo também será apresentado na FlinkSampa, que acontece de 18 a 19 de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, com o tema "Eu quero liberdade".
Na foto, o ator Deo Garcez, que interpreta Luiz Gama, homenageado da FlinkSampa, na peça "Luiz Gama: Uma Voz pela Liberdade".

VOLTAR

                    Memorial

Copyright © 2016 FLINK SAMPA Afroétnica - Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra
How to get Coral Bonus full info