barra-superior-carolina

Vencedores do Concurso de Crônicas Literárias da Flink Sampa 2014 são premiados durante a Festa

ca6

Com critério e satisfação, a banca julgadora, coordenada pelo professor João Caetano, da Universidade Zumbi dos Palmares escolheu as 10 melhores crônicas do Concurso Flink Sampa de Literatura, cujo tema “Vida e Obra da Escritora Carolina Maria de Jesus” Ontem, Hoje e Sempre, baseado no livro “Quarto de Despejo”.

Nesta edição, Carolina foi homenageada pelo seu centenário de nascimento, trajetória, conquistas e legado. Segundo o professor João Caetano, a iniciativa contribuiu imensamente no incentivo a leitura e integração dos alunos com realidades do cotidiano de uma grande metrópole, independente do período.  Na ocasião, conheceram e se familiarizaram com a obra da escritora negra e com raça que, especialmente após a sua morte, deixou aprendizados incríveis, principalmente às pessoas que vivem em situação de exclusão social nas grandes metrópoles brasileiras. Sinto que essa excelente idéia só agregou para a Flink Sampa e para as escolas participantes, pois recebemos textos, profissionais, alunos e familiares entusiasmados e otimistas para uma escola cada vez mais integrada, participativa e literária.

Continue Lendo

ImprimirEmail

Graça Machel pede encorajamento ao Prefeito de São Paulo e reforça a necessidade de intensificar as ações voltadas ao público negro

machel-101

Durante todo o encontro que também contou com a presença da - Delegação de Reitores de Universidade Negras Americanas - a ativista dos Direitos Humanos, em tom maternal, aconselhou o Prefeito Fernando Haddad e pediu forças e encorajamento nas distintas atividades para uma cidade mais inclusiva, com foco à população negra, que atualmente alcança 36% em São Paulo.

Na manhã do dia 24 de novembro uma comitiva organizada pelo professor Jose Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, composta pela ativista dos direitos humanos e viúva de Nelson Mandela, Graça Machel e presidentes de Universidades Negras Americanas realizou uma audiência com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. De maneira descontraída, por cerca de 1 hora, a reunião aconteceu na sede da Prefeitura, no Edifico Matarazzo, área central de São Paulo.

Continue Lendo

ImprimirEmail

Flink Sampa 2014 homenageou a escritora Carolina Maria de Jesus e encerrou com palestra motivadora de Graça Machel, viúva de Mandela, contra o preconceito racial no mundo

Mais de 9 mil pessoas compareceram ao evento que rendeu homenagens ao centenário de nascimento da escritora negra Carolina Maria de Jesus. A Universidade Zumbi dos Palmares ao lado da ONG Afrobrás, trouxeram Graça Machel, reitores de Universidades Negras e personalidades significativas ao Brasil

FLINK SAMPA 2014 - A cerimônia de abertura da II Flink Sampa que aconteceu às 10h do dia 22 de novembro, no Salão dos Atos no Memorial da América Latina, em São Paulo reuniu centenas de interessados e estudiosos em literatura no âmbito nacional e internacional. Compuseram a mesa o presidente do Memorial João Batista de Andrade, a pro-reitora da Universidade Zumbi dos Palmares, Francisca Rodrigues e o Curador da Festa, Uelinton Farias Alves. Simultaneamente, no Campus da Zumbi, em São Paulo, ocorreu o Seminário Internacional, com o lema “Ciência e Conhecimento a Serviço da Igualdade Racial: Produções e Contribuições Brasil e Estados Unidos. Foram acolhidas personalidades relevantes de 10 Universidades Historicamente Negras Norte-Americanas (HBCUs), advogados, acadêmicos e profissionais liberais para o Ciclo de Debates sobre igualdade racial no mundo.

Continue Lendo

ImprimirEmail

Estrelas do Samba participam da II Flink Sampa e engrossam o coro contra o racismo no mundo

jairz-oliveira-cantores

A vasta programação foi organizada com vistas ao centenário da escritora Carolina Maria de Jesus – homenageada desta II edição. Foi com essa garra que ficaram marcados os shows, a irreverência e a simpatia que transformaram o palco da II edição da Flink Sampa 2014 num espaço de luta pela igualdade racial no Brasil e no mundo. No primeiro dia do evento (22/11), quem sacudiu o público foram os irmãos Maurílio de Oliveira e Magnu Sousá, da dupla “Os Prettos”. No palco principal “Zumbi dos Palmares”, eles abriram a Festa da Literatura, Conhecimento e Cultura Negra, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Continue Lendo

ImprimirEmail

realizacao

apoio

Copyright © 2014 FLINK SAMPA Afroétnica - Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra
How to get Coral Bonus full info