barra-superior-carolina

Livrarias

Editoras na Flink Sampa 2014 – Paralelamente aos debates com escritores brasileiros e estrangeiros, promoverá o lançamento dos livros dos angolanos – Isabel Ferreira (“O Leito do Silêncio”, ed. Kujiza Kuami) e Lopito Feijó (“Desejos de Aminata”).  Também haverá sessões de autógrafos dos livros dos seguintes autores: Elzira Divina Perpétua (“A Vida Escrita de Carolina Maria de Jesus”, ed. Nandyala), Renato Meireles (“Um País Chamado Favela”, ed. Gente), Cristiane Sobral (“Só por Hoje Deixa meu Cabelo em Paz”, ed. Teixeira), Maria Gal (“A Bailarina e a Bolha de Sabão”, ed. Uirapuru), Renato Noguera (“Nana e Nilo”, ed. Hexis). O espaço terá estandes de editoras e oficinas.

Uma das oficinas será “Carolinas ao Vento, Centenária e Atemporal”, na qual o Coletivo Carolinas de Mulheres Negras, da Bahia, promoverá atividades com os participantes e usará frases da autora para montar um paralelo de sua obra e visão de mundo com temas como o feminismo, a geograficidade (a condição espacial do homem no mundo) e o preconceito racial.

Na Galeria Marta Traba - exibirá uma mostra de livros raros, manuscritos e fotos de Carolina Maria de Jesus. A exposição foi cedida pela Prefeitura de Sacramento, cidade no interior de Minas Gerais, onde ela nasceu. O ator Wilson Rabelo fará intervenções nesse espaço de três a quatro vezes por dia.

A proposta da Flink Sampa – Festa da Literatura, Conhecimento e Cultura Negra é atrair pesquisadores e pessoas engajadas na luta da pessoa negra no mundo. “Esperamos atrair um público jovem, acadêmico, estudiosos, famílias e crianças. Todas as atrações estão sendo pensadas para mostrar aos participantes que há uma janela de oportunidade, que há espaço e há produção de alto nível que precisa ser mostrada, discutida e promovida em todos os âmbitos da cadeia produtiva da indústria, do comércio, serviços e entretenimento. Tudo isso só é possível graças a parcerias que acreditam no potencial da pessoa humana e fortalecem o apoio às causas nobres como essas”, lembra o Curador da Flink Sampa, Uelington Alves.

Editoras que participarão do evento: Madras, Alexandres de Gusmão, Unesp, Unicamp, DSOP, NSANGU ZA MBOTE Multimedia - Luanda Angola, Palas Athena, SESI, Abril, Zumbi dos Palmares, Folha de São Paulo, Kitabu, Zahar, Quilombhoje, Ática, Companhia das letras, Garamond, Mazza / Casa de Livros (SP), Editora Gente, Nandyala, Mágico de Oz.

1 - Editora do Sesi "Diário de Bitita", reedição da obra de Carolina Maria de Jesus;
quarto-zumbi-atica2 - Editora UniZumbi dos Palmares - "Diário de Bitita", coedição com Editora do Sesi; e "Quarto de despejo", coedição Editora Ática;
3 -  Zahar - "Autobiografia de Martin Luther Kink", traduzida por Carlos Alberto Medeiros;
5 - Ática - "Quarto de despejo", de Carolina Maria de Jesus, coedição com a Editora UniZumdir dos Palmares;
6 - Companhia das Letras - "Americanah", de Chimamanda, cuja tradutora, Julia Romeu, vai participar na mesa de tradutores (ao lado do Medeiros), falando sobre essa obra;
7 - Editora Gente - "Um país chamado favela", de Renato Meirelles, cujo autor vai estar numa mesa falando sobre sua obra;
8 - Nandyala - "A escrita de Carolina Maria de Jesus", de Elzira Perpétua

Lançamentos na Flink Sampa - 2014
1. Escritora Maria Gal, é atriz e bailarina, lançou no ano passado o livro “A Bailarina e a Bolha de Sabão”
2. Escritor Renato Noguera, é Doutor em Filosofia é professor, pesquisador e escritor. Autor dos livros Ensino de Filosofia e a Lei 10639 e livros infantis, a exemplo da coleção “Coleção Nana & Nilo” que aborda diferentes filosofias africanas.
3. Escritora Isabel Ferreira, a escritora angolana Isabela Ferreira esteve sempre ligada às artes e escreveu os livros: “Laços de Amor”, “Caminhos Ledos”, “Nirvana”, “À Margem das Palavras Nuas”, “Fernando daqui” e “O Guardador de Memórias”.
4. Escritor Lopito Feijó, é Angolano, poeta e ensaísta, publicou em 1985 seu primeiro livro de poemas: “Entre o Écran e o Esperma”, que lhe rendeu menção honrosa" no concurso literário "Camarada Presidente", promovido pelo INALD (Instituto Nacional do Livro e do Disco).  Dentre suas obras, citam-se os mais recentes: “Cartas de Amor” e “Meditando”.
5. Escritora Paulina Chiziane, a Contadora de histórias é responsável por várias obras relacionadas ao amor, esperança, e tempos difíceis das mulheres africanas no passado e presente, entre eles: “O Sétimo Juramento”, “As Andorinhas”, “O Alegre Canto da Perdiz”, “Ventos do Apocalipse” e “Na mão de Deus”, lançado no último ano.
6. Escritora Vera Duarte Pina, Juíza Desembargadora e Presidente da CNDCH (Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania) de Cabo Verde escreveu a obra poética Amanhã Amadrugada (1993) Vega, Portugal. Em 2001, O Arquipélago da Paixão (poesia), publicado pela Artiletra, Cabo Verde, entre outros.

ImprimirEmail

realizacao

apoio

Copyright © 2014 FLINK SAMPA Afroétnica - Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra
How to get Coral Bonus full info