barra-superior-carolina

Graça Machel (África do Sul)

graca-machel-newAtivista política e defensora dos Direitos Humanos, tornou-se a primeira mulher a ser primeira dama de duas nações. Em 1976, casou com o presidente de Moçambique, Samora Machel.  Em 1998, tornou-se a terceira mulher do primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela. Nascida em Moçambique, ganhou uma bolsa de estudos, tendo se formado em Filologia da Língua Alemã pela Universidade de Lisboa. De volta ao seu país natal, ingressou na Frelimo, durante a Luta Armada de Libertação Nacional. Aos 29 anos, foi nomeada ministra da Educação e Cultura do primeiro governo moçambicano. Após a morte de Samora Machel, criou a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade,que preside até hoje.  Nos anos 90, realizou a pedido da ONU um estudo sobre o impacto dos conflitos armados na infância, que ficou conhecido como “Relatório Machel”, que lhe rendeu a medalha Nansen, das Nações Unidas em 1995. Três anos depois, casou-se com Nelson Mandela. Em 2010 foi eleita pela revista Times uma das 100 figuras mais influentes do mundo.

ImprimirEmail

Maria Eugênia Neto (Angola)

maria-eugenia-netoEscritora e poeta, é membro da União de Escritores Angolanos.Entre suas obras destacam-se "E na Floresta os Bichos Falaram" (prêmio de honra na Comissão Cultural da ex-República Democrática Alemã, para a UNESCO, 1977-Leipzig), "Foi Esperança e Certeza” (1979), “A Formação de Uma Estrela e Outras Histórias na Terra” (1979), "O Vaticínio da Kianda na Piroga do Tempo" (1985) e "O Soar dos Quissanges"(2000).Nascida em 1934, Maria Eugênia Neto cresceu em Lisboa, onde conheceu o guerrilheiro Agostinho Neto, com quemse casou em 1958. Como escritora, contribuiu na luta armada de libertaçãode Angola divulgando poemas e artigos em programas de rádios e jornais. Hoje dirige a Fundação Antônio Agostinho Neto, que promove atividades educacionais, culturais, científicas e tecnológicas.

ImprimirEmail

Irene Neto (Angola)

irene-neto-newFilha do ativista angolano Agostinho Neto, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Agostinho Neto e deputada pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), será recebida em São Paulo entre os convidados especiais da FlinkSampa – Festa da Literatura, Conhecimento e Cultura Negra/2014. Em seu histórico, Irene carrega a vasta experiência no campo da democracia, política e cultura de paz, seguindo os passos do pai - líder da guerrilha de libertação e descolonização, onde declarou independência da Angola em 11 de novembro de 1975 – passando a 1° presidente do país. Irene Neto preside a Comissão de Saúde, Ambiente, Ação Social, Emprego, Antigos Combatentes, Família, Infância e Promoção das Mulheres e vem ao Brasil para estreitar cada vez mais a parceria entre os países.

ImprimirEmail

Ilyasah Shabazz (EUA)

shabazzilyasahÉ ativista, palestrante, professora e autorado livro“GrowingUp X”, no qual conta suas memórias de criança e sua visão sobre seu pai, o ativista Malcom X (1925-1965). Bióloga formada pela StateUniversityof New Paltz,tem mestrado emEducação e Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Fordham University.  Fundadora da empresa Malcolm X e administradora do Memorial e Centro Educacional que leva o nome do pai, integra oConselho da Orquestra Sinfônica do Harlem e o Comitê de Artes da Ópera de Nova Iorque.

ImprimirEmail

realizacao

apoio

Copyright © 2014 FLINK SAMPA Afroétnica - Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra
How to get Coral Bonus full info