barra-superior-carolina

Feira Literária contribui com aprendizados sobre a vida e história da poetisa Carolina Maria de Jesus

“...Não digam que fui rebotalho, que vivi à margem da vida. Digam que eu procurava trabalho, mas fui sempre preterida...”

Inversão do Quadro – Pelas leituras e obras consagradas sobre a vida da escritora Maria Carolina de Jesus percebemos nitidamente uma mudança radical no seu estilo de vida. Da pobreza à nobreza com o bom uso da caneta, transformando a sua vida numa poesia real para dezenas e milhares de leitores em diferentes países no mundo inteiro.

Uma mulher negra sai do interior da cidade mineira de Sacramento, família simples, olhar humilde e assustado, sorriso cativante, semblante forte, corpo esguio, lenço na testa como forma de fugir dos fortes raios, aparentemente com poucas perceptivas de progresso social.

Nada, mais nada mesmo, parecia contribuir a seu favor; mãe solteira, uma vida marcada pelo abandono, amargura, preconceito, violência e vulnerabilidade social, porém uma mulher de personalidade forte e com muita vontade de progresso e novos rumos. Mesmo com dificuldades para conquistar o sonho de ser atriz e cantora, pouco a pouco, outros desejos vão criando corpo e tornando realidade.

Tudo isso, graças ao empenho e atitude de uma mulher forte e guerreira que decide jogar seus mínimos pertences numa mala, fugir do interior e seguir estrada, rumo a uma assombrosa e promissora metrópole chamada São Paulo.

Assim começa a sua dura e feliz reviravolta na vida... Até a sua descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, com quem fez a publicação “Quarto de Despejos” (1960), um clássico de nossa literatura, traduzido em 13 idiomas. Em 1963, “Pedações de Fome” e “Journal de Bitita” (1982), publicado inicialmente na França, depois em seu país de origem, Brasil.

Conheça um pouco mais da emocionante e envolvente realidade desta poetisa no Espaço Galeria Marta Traba – Exposição “Centenário Carolina Maria de Jesus”, no dia 23 de novembro das 12h às 18h, no Memorial da América Latina durante a realização da Flink Sampa, organizado pela Universidade Zumbi dos Palmares.

ImprimirEmail

realizacao

apoio

Copyright © 2014 FLINK SAMPA Afroétnica - Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra
How to get Coral Bonus full info