Patrocínio

patrocinio

Festa da Literatura Negra

O negro descrito pelo negro, dentro do contexto autoral e literário. É assim que a Festa da Literatura Negra se coloca inclusive trazendo o negro como protagonista do seu destino, narrador de suas alegrias e dores. Pela primeira vez uma festa literária reúne nomes da envergadura de Joel Rufino dos Santos, Nei Lopes, Ana Maria Gonçalves, Paulo Lins e Paulina Chiziane com o olhar para o negro como narrador de sua própria história. A curadoria do escritor e jornalista Uelinton Farias Alves.

LOCAL: Biblioteca Victor Civita e outros espaços

PROGRAMAÇÃO: Dias 15 e 16


Oswaldo de Camargo
Poeta, escritor e jornalista. É autor de diversos livros, entre os quais, “O homem tenta ser anjo”, “O carro do êxito” e “O negro escrito”.

Péricles Prade
Poeta e escritor. Atualmente é presidente da Academia Catarinense de Letras. Publicou dezenas de obras, como “Pequeno tratado poético de asas” e “Os milagres do Cão Jerônimo”.

Margarida Patriota
Romancista, tendo publicado “A lenda do João, o Assinalado”.

Paulo Lins
Escritor, roteirista de cinema e televisão. Autor do célebre livro “Cidade de Deus”, e do romance “Desde que o samba é samba”, recentemente traduzido para a língua alemã.

Paulina Chiziane
Escritora e ativista moçambicana.

Joel Rufino dos Santos
Professor, escritor, romancista. Um dos mais importantes autores brasileiros da atualidade. Dentre os livros publicados, “Bichos da terra tão pequenos”, “Claros sussurros de celestes ventos” e “Crônicas de indomáveis delírios”.

Nei Lopes
Escritor, compositor e romancista. Autor de dezenas de livros de grande importância para a literatura e a história do negro no Brasil. É de sua autoria “Enciclopédia brasileira da diáspora africana”, “Vinte contos e uns trocados” e “Esta árvore dourada que supomos”.

Ana Maria Gonçalves
Escritora e romancista, autora do livro “Um defeito de cor”.

Grupo QuilombHoje
Organização cultural e literária de São Paulo, com diversas iniciativas na área da literatura negra, como a publicação dos Cadernos Negros, que divulga a produção de poesia e prosa de diversos autores. Alguns dos seus integrantes são Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa, Luis Silva – Cuti e Suely Nazareth; entre outros.

José Carlos Limeira
Poeta baiano com grande importância na poesia de resistência. É autor de “Atabaques” (parceria com Éle Semog) e participou da antologia de poetas negros publicada na Alemanha.

Éle Semog
Poeta carioca, com forte engajamento nas questões sociais. É autor, entre outros, de “Os griot e as muralhas”, sobre a vida e obra de Abdias Nascimento, “Curetagem” e “A cor da demanda”.

Luiz Silva Cuti
Poeta, professor e ativista do movimento negro. Tem publicados “Negresia”, “Contos crespos”, “Moreninho, neguinho e pretinho” e “Poemaryprosa”, entre outros.

Salgado Maranhão
Poeta e compositor. Parceiro de Ivan Lins, entre outros, e autor premiado dos livros “Ebulição da escrivatura”, “os punhos da serpente”, “Sol sanguíneo”, entre outros. Dos inúmeros prêmios recebidos, já ganhou o Jabuti e o da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra.

Eduardo de Assis Duarte
Professor de Literatura da Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em literatura afrobrasileira. É autor de “Machado de Assis afrodescendente”

Joel Zito Araújo
Cineasta brasileiro, e muito premiado, autor dos filmes “Filhas do Vento”, “Raça”, entre outros.